7º Diálogo Nacional W20 em São Paulo discute Gênero e Economia

Save Print

August 26, 2024 7:42 pm EDT

Evento reuniu líderes do setor público e privado para debater políticas e ações voltadas à equidade de gênero e seus impactos econômicos

São Paulo, SP (agosto de 2024) – Com o tema “Gênero e Economia: Políticas Públicas e Ações”, a 7ª edição do Diálogo Nacional W20 ocorreu nesta quinta-feira (22), em São Paulo, e fechou a agenda de trabalho do grupo para 2024. O evento reuniu representantes do setor público e privado para discutir temas essenciais relacionados à promoção da equidade de gênero e seus impactos econômicos. Entre os tópicos abordados estavam os desafios e avanços nas recomendações do W20, a inclusão econômica das mulheres para um mundo sustentável, além de iniciativas de empoderamento feminino e combate à violência de gênero. O evento faz parte de uma série de debates realizados ao longo do ano em todo o Brasil, com o objetivo de construir recomendações sobre questões de gênero.

A Organon, empresa global de saúde feminina e patrocinadora oficial do W20 Brasil, participou da abertura do encontro e comentou que as necessidades das mulheres e pessoas com útero têm sido negligenciadas desde sempre e que ainda há uma série de problemas simples de saúde que ainda não têm solução. “Precisamos do compromisso da sociedade como um todo para avançar nesta pauta, pois entendemos que a saúde é essencial para o desenvolvimento econômico das mulheres’’, disse Bárbara Ferreira, Gerente de Comunicação Corporativa e Advocacy da Organon. 

O evento contou com a presença da presidente do W20 Brasil, Ana Fontes, que apresentou a retrospectiva de compromissos assumidos nas edições anteriores do G20, o histórico da iniciativa no Brasil e explicou como funcionam os grupos de trabalho. Participaram também as delegadas do W20 Brasil: Adriana Carvalho, Adriana Rodrigues, Maria José Tonelli, Janaina Gama, Maria Rita Spina e Camila Achutti que apresentaram 5 das recomendações que integram o Comuniquè que será entregue à Cúpula do G20.

Na 7ª edição do Diálogo Nacional W20 Maria Helena Guarezi, Secretária Executiva do Ministério das Mulheres, falou sobre a atuação do Grupo de trabalho de Empoderamento Feminino do G20. Além disso, Lorena Hakak, professora da FGV RI e Presidente da Sociedade de Economia da Família e de Gênero (GeFam) apresentou dados sobre os impactos econômicos resultantes da desigualdade de gênero. ‘’Estudos recentes mostram que o fim da desigualdade de gênero em participação no mercado de trabalho poderia impulsionar o PIB do Canadá e Japão em 4%, do Paquistão em 30% e do Níger em 32%. Mas isso não acontece de maneira espontânea. É necessária a implementação de políticas públicas que favoreçam mulheres’’, afirmou a professora.

Também estiveram presentes: Claudia Regina Baddini Curralero, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no IPEA; Claudia Sender Ramirez, Chair da força-tarefa de Integridade e Compliance do B20 Brasil; Antonio Lisboa, Coordenador Geral do L20 Brasil; Paula Bellizia, Líder do Conselho de Ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios do B20 Brasil; Sara Branco, Assessora de Projetos da Abong e C20 Brasil; Ingrid Siss, Co-chair do Y20, Ingrid Barth do Start Up 20 entre outros representantes de empresas e instituições como Visa do Brasil, EY, Oliver Press, Instituto Motriz e  Engie Brasil.

Os Diálogos promovidos no âmbito da presidência brasileira do W20 tiveram como objetivo ouvir organizações e indivíduos comprometidos com o empoderamento econômico das mulheres e a equidade de gênero, contribuindo para as discussões que as delegadas internacionais realizam na elaboração do Communiqué – documento a ser entregue aos líderes do G20 com propostas de políticas públicas.

Sobre Organon

A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio demais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta. Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.